ÉPOCA DE AMORAS: QUE TAL PREPARAR SOBREMESAS DELICIOSAS COM ELAS?

0 Comment

Estamos na época dessas frutinhas simpáticas de origem asiática que podemos encontrar em jardins e praças espalhadas pela cidade. Quando fui a um congresso de Relações Internacionais em Porto Alegre, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS o meu maior passatempo era ficar colhendo amoras da árvore com meus colegas.

Além de saborosa, ela traz muitos benefícios para a saúde. Comer amoras é benéfico para o coração, reforça o sistema nervoso e reduz o colesterol, assim, impede o bloqueio do fluxo de sangue. Por isso, é eficaz para prevenir ataques cardíacos e derrames. É uma excelente fonte de vitamina C, com isso fortalece o sistema imunológico. A amora é muito benéfica para a saúde dos olhos, também fortalece, nutre e promove o crescimento do cabelo.

Repare bem: será que não tem nenhuma árvore perto de você cheia dessas frutinhas penduradas? Fazer uma “colheita” nas árvores é uma ótima ideia e para isso separamos 3 sobremesas deliciosas para aproveitar essa frutinha da estação:

Sorvete de amora:

Ingredientes:
 
> 500g de amoras congeladas
> 500g de iogurte natural integral
> 3 colheres de sopa de mel
> folhas frescas de hortelã
 

Modo de Preparo: Coloque as amoras congeladas no processador de alimentos e triture até ficar bem granulada. Aí então junte o iogurte natural e ligue o processador novamente para incorporar. Por fim adicione o mel e as folhas de hortelã e ligue novamente o processador, deixando agora bater por 2 minutos seguidos. Passe o sorvete para um pote, forre a superfície com um pedaço de filme plástico – isto evita que se forme uma camada de cristais de gelo sobre o sorvete – e leve ao congelador por 3 horas antes de servir.

Bombom de amora:

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 100 gramas de chocolate branco picado
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
  • 30 amoras, aproximadamente
  • 300 gramas de chocolate preto para banhar os bombons
  • Confeitos para decorar


Modo de preparo: 
Em uma panela coloque o leite condensado, a manteiga, os 100 gramas de chocolate branco picado e a baunilha. Leve ao fogo e cozinhe mexendo sem parar para que não queime até que solte do fundo da panela, como no ponto do brigadeiro. Coloque em um refratário untado com manteiga e deixe esfriar, depois coloque na geladeira até que endureça. Pegue porções do brigadeiro e enrole sobre uma amora, com cuidado para não amassar a fruta e soltar líquidos, pois isso dificulta para enrolar. Leve à geladeira por 15 minutos. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria ou conforme preferir. Eu aconselho a temperagem do chocolate para que o bombom não fique derretendo na mão. Banhe os docinhos no chocolate e coloque-os sobre uma assadeira forrada com papel manteiga ou plástico. Neste momento você deve acrescentar os confeitos, pois o chocolate ainda está mole. Leve à geladeira até endurecer.

Parfait de chocolate com amora:

Esse doce é famoso e já foi citado no filme de animação Shrek!
Shrek: “Ogros são como cebolas”
Burro: “Eles fedem? Te fazem chorar?”
Shrek: “Não, camadas. As cebolas têm camadas, os ogros têm camadas.”
Burro: “Mas nem todo mundo gosta de cebola. Por que não são como bolos? Todo mundo gosta de bolo, ou Parfaits! Já conheceu alguém que dissesse “Eu não quero comer parfaits, eu não gosto”? Parfaits são deliciosos.”

Vamos conferir a receita:

Ingredientes:

> 100ml de creme de leite
> 180g de chocolate meio amargo
> 2 xícaras de bolo massa básica (esfarelado com a ponta dos dedos)
> 120 ml de geleia de amora
> 200ml de creme de leite batido em chantilly

Modo de preparo: Aqueça o creme de leite e derreta no calor dele o chocolate, espere descer até a temperatura ambiente e coloque no fundo de 4 taças compridas. A segunda camada é o bolo, seguido da geleia e enfeitado por cima com chantilly. Coloque raspinhas de chocolate por cima, mas você pode colocar granulado colorido ou amoras inteiras, use a criatividade e aproveite.

Gostaram das receitas? Se vocês fizerem, me contem o que acharam! Até mais. 🙂

0 Comentários

Deixar Comentário