RECEITA: BOLO RED VELVET

0 Comment
Hoje trago à vocês uma receita incrível, de um bolo americano que ficou conhecido durante a Segunda Guerra Mundial: o Red Velvet. Na época, com o racionamento de alimento, eles passaram a fazer o bolo com beterrabas. Depois da Guerra, com o sucesso do bolo, começaram a substituir a beterraba por corante alimentício.

Vamos à receita:

Massa:
100ml de leite aquecido
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres e meia (sopa) de chocolate em pó peneirado
1 colher e meia (sopa) de corante vermelho em gel
4 ovos
1 + 1/4 de xícara (chá) cheia de açúcar
1/2 colher (chá) de vinagre branco
1 xícara (chá) + 1 colher (sopa) de farinha de trigo peneirada
1/2 colher (sopa) de fermento em pó peneirado
 
Recheio:
1 xícara +1/2 (chá) de cream cheese amolecido
3/4 de xícara (chá) de manteiga amolecida
4 + 1/2 xícara (chá) de açúcar confeiteiro peneirado
1/2 colher (café) de essência de baunilha
1 pacote de gelatina em pó (sem sabor) hidratada e dissolvida em 4 colheres (sopa) de água
Frutas vermelhas (à gosto)

Modo de preparo:

Massa:
Coloque em uma panela o leite aquecido, a manteiga, o chocolate em pó e leve ao fogo médio até derreter a manteiga. Assim que derreter a manteiga apague o fogo, adicione 1 ½ colher (sopa) de corante vermelho em gel, misture e reserve. Em uma batedeira coloque 4 ovos e bata bem até dobrar de volume.Adicione o açúcar, o vinagre branco e bata por mais 3 minutos.Desligue a batedeira, acrescente, aos poucos, a de farinha de trigo peneirada e o fermento em pó peneirado e misture delicadamente para não perder o volume da massa. Depois junte em fio no creme com corante (reservada acima) e misture delicadamente até incorporar. Despeje a massa em uma forma (24 cm de diâmetro) forrada no fundo com papel-manteiga  e leve para assar em forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 35 minutos. Retire do forno e reserve.

Recheio:
Na batedeira coloque o cream cheese amolecido, a manteiga amolecida e bata em velocidade alta até ficar cremoso. Junte o açúcar de confeiteiro peneirado, ½ colher de essência de baunilha e bata rapidamente até misturar (40 segundos). Com a batedeira ainda ligada, adicione em fio 1 pacote de gelatina em pó sem sabor (12 g) hidratada e dissolvida em 4 colheres (sopa) de água. Desligue a batedeira e reserve a mistura na geladeira.

Montagem:
1) Retire o recheio da geladeira e separe 1 xícara (chá) para a cobertura. O restante do recheio divida em 2 partes iguais, e reserve.
2) Com uma faca corte o bolo em 3 discos no sentido da largura.
3) Coloque um disco no centro de um prato, e com o auxílio de um saco de confeiteiro cubra totalmente este disco de massa com uma camada de recheio.
4) Coloque outro disco de massa sobre o recheio e novamente, com o auxílio de um saco de confeiteiro, cubra totalmente este outro disco de massa com outra camada de recheio.
5) Cubra com o último disco de massa e decore o bolo com aquela xícara (chá) de recheio reservada.
6) Decore com frutas vermelhas e sirva em seguida. Prontinho!
0 Comentários

Deixar Comentário